O Carnaval surgiu na Roma Antiga com objetivo de homenagear o deus Saturno (deus do tempo). Para celebrar a festividade, as escolas fechavam, os escravos eram soltos e as pessoas saiam para dançar e se divertir. Atualmente, é a festa mais popular no nosso país se tornando parte da nossa cultura. 

A festa no Brasil é tão animada e tão grande que chama a atenção do mundo todo, atraindo milhares de turistas anualmente. Nossa história com o feriado começou numa festa celebrada por escravos, no período colonial. Em seguida, foram surgindo as festas de salão e escolas de samba.  

Resultado de imagem para carnaval origem roma

Confira algumas curiosidades sobre o feriado: 

 

  1. A palavra “carnaval” está relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne, marcada pela expressão “carnisvalles”, que formou a palavra “carnaval”, sendo que “carnis”, em latim, significa carne, e “valles”, prazeres.
  1. O livro Guinness de Recordes Mundiais apresenta o Carnaval do Rio de Janeiro como sendo o maior do mundo. De acordo com o livro, a festa popular tem a participação de cerca de dois milhões de foliões por dia!
  1. O primeiro bloco brasileiro organizado foi o Congresso de Sumidades Carnavalescas, fundado pelo escritor José de Alencar, em 1855. Nessa época, a folia era vinculada às elites, por isso os desfiles eram luxuosos, com mulheres bonitas e grupos musicais bem estruturados.
  1. As primeiras marchinhas de Carnaval surgiram nos salões cariocas por volta de 1880. Foram criadas para animar a festa de forma alegre, irreverente e popular.
  1. Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, “Ô Abre Alas!”. A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o Carnaval.

Resultado de imagem para dicas

Confira algumas dicas do G+ para curtir o seu carnaval: 

 

-Beba água

-Use roupas e calçados confortáveis

-Use e abuse do protetor solar 

-Guarde bem seus documentos e celular! 

NÃO É NÃO! Saiba ouvir e falar. Respeite o próximo. 

-Durma bem antes de ir. Você consegue aproveitar melhor as festividades se estiver bem descansado. 

-Se for fazer, use camisinha.  

 

 

Natália Mendes

Natália Mendes

Jornalista e redatora no Geração +, fascinada pelo universo dos filmes e da música. Busco levar o conhecimento para outros ao meu redor e poder entender um pouco mais sobre nosso mundo.

Deixe uma Resposta