Se você é do sexo masculino e irá completar 18 anos em 2020 essa publicação é para você!

Estão abertas as inscrições para o Serviço Militar Obrigatório. Caso você esteja completando 18 anos neste ano, é do sexo masculino, brasileiro ou naturalizado deve se alistar até o dia 30 de junho.

Além de capacitar jovens para as forças armadas, o serviço militar traz valores de solidariedade e justiça, assim como princípios éticos e espírito cívico.

Você sabe como se dividem as etapas do processo? Confira abaixo e saiba como ocorre:

ALISTAMENTO

Nesta primeira etapa devem se inscrever os brasileiros do sexo masculino que irão completar 18 anos em 2020 através do site www.alistamento.eb.mil.br(hiperlink)  ou na Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência até o dia 30 de Junho.

SELEÇÃO GERAL

A segunda etapa ocorre normalmente de fevereiro à novembro. Irão participar dela dele os jovens que se alistaram nesse ano e os alistados em anos anteriores que estão em débito com o Serviço Militar.

Para a seleção ser mais ampla, existem dois critérios: vigor físico e capacidade analítica; representação de todas as classes e regiões do país. Também contarão aspectos culturais, psicológicos e morais da pessoa.

A opção pela Força Armada que deseja prestar o Serviço Militar é feita nesta ocasião, mas isso não significa que será escolhido para ela. A Força que você irá fazer parte dependerá de suas aptidões pessoais e aferidas durante os exames efetuados na seleção e dos critérios estabelecidos pela Marinha, Exército e Aeronáutica para preenchimento de seus efetivos.

INCORPORAÇÃO OU MATRÍCULA

Esta fase é o ato de inclusão em uma Organização Militar da Ativa das Força Armadas. Os primeiros dias são destinados para o recruta se familiarizar com a rotina e as práticas comuns no ambiente militar.

Durante esse período, o jovem iniciará as atividades físicas, irá adquirir noções de hierarquia, disciplina e civismo, se habituará com a rotina e desenvolver o espírito de equipe. Ao longo do ano, prosseguem as atividades inerentes a cada Força Singular na prestação do Serviço Militar.

ATENÇÃO

O alistamento militar é OBRIGATÓRIO. Caso não o faça no tempo correto, estará sujeito a multa (prevista na legislação vigente), ficará em débito com o Serviço Militar como REFRATÁRIO e será encaminhado novamente à seleção geral.

Natália Mendes

Natália Mendes

Jornalista e redatora no Geração +, fascinada pelo universo dos filmes e da música. Busco levar o conhecimento para outros ao meu redor e poder entender um pouco mais sobre nosso mundo.

Deixe uma Resposta